quarta-feira, 31 de maio de 2006

Jane Goodall em Lisboa







Para mais informações, conferir este site.
Sobre o Jane Goodall Institute, conferir este outro site.

domingo, 28 de maio de 2006

Golfe na Arábia Saudita


Já que estamos no "deserto", podíamos ir jogar golfe.

sexta-feira, 26 de maio de 2006

Savitri


A história de Savitri é um dos mitos mais belos do Mahabharata. Este mito, celebrado hoje em toda a Índia, narra-nos a história de Savitri que, através do seu amor, consegue vencer a morte.

Ténis em Dubai





quarta-feira, 24 de maio de 2006

Paolo Uccello


São Jorge é o santo padroeiro de Inglaterra. O concílio de Oxford de 1222 consagrou este mártir cristão que, a partir do século XIV, passou a simbolizar o espírito inglês. Mas não me perguntem a razão. São Jorge nasceu na Capadócia (século III) e morreu na Palestina. O combate com o dragão é a sua história lendária, mito recorrente da cultura mediveal. Depois das histórias da esfinge de Tebas ou do monstro marinho pronto a devorar Andrómeda, encontramos aqui São Jorge, algures na Líbia, a combater os nossos demónios e a salvar a esfíngica e serena rapariga. O quadro também não é inglês, mas, sim do pintor italiano renascentista Paolo Uccello (século XV)

segunda-feira, 22 de maio de 2006

domingo, 21 de maio de 2006

The Lion in the Winter



2003

Bertran de Born


"Pennons and standards y cavals armatz" ("Flâmulas e estandartes y cavals armatz")
Ezra Pound, Canto VII
Verso inspirado no trovador francês, Bertran de Born (1140-1215). Apesar das suas qualidades poéticas, os seus poemas eram sobretudo exortações à guerra. Este espírito belicoso e intriguista encorajou directamente os filhos de Eleonor contra o seu próprio pai, Henrique (Henry II que, na altura, controlava metade ocidental da França, desde a Normandia à Aquitânia). Dante, no Inferno (XXVIII, v.118), mostra-o com a cabeça cortada usando-a como se esta última fosse uma candeia que o iluminasse no oitavo dos nove círculos do Inferno.

sábado, 20 de maio de 2006

Eleonor de Aquitânia


"Eleanor (she spoiled in a British Climate)" Ezra Pound, Canto VII
Eleonor de Aquitânia (quadro de Joos van Cleve; Viena, Kunsthistorisches Museum). Rainha consorte do rei Luis VII de França e de Henry II de Inglaterra e da Normandia. Mãe de Ricardo Coração-de-Leão e de João sem Terra. Eleonor de Aquitânia (1122-1204) acabou por ser presa pelo seu segundo marido quando apoiou as pretensões de Ricardo. Tornou-se regente de Inglaterra quando o seu filho, Ricardo, agora rei, iniciou a sua malograda cruzada em conjunto com o novo rei de França. Eleonor foi uma figura central na Idade Média, simbolizando a beleza fatal, o amor trovadoresco. Foi na sua época que Tristão e Isolda e as lendas do Graal foram compostas e se constituiu o reino de Portugal.

Índios


Quadro de August Macke. Este quadro quase poderia ser pintado pelo seu grande amigo,Franz Marc. Ambos, morreram bem jovens no início da primeira Guerra Mundial.

sexta-feira, 19 de maio de 2006

Pobre País


Ontem, em Lisboa, na restaurada Praça do Campo Pequeno, Lisboa voltou a tingir-se de sangue.

Imagem de Jardim


Pintura de August Macke

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Macke


"Senhora com Casaco Verde" de Macke

terça-feira, 16 de maio de 2006

Ballets Russes


Quadro de August Macke sobre os "Ballets Russes"

sábado, 13 de maio de 2006

Vesak


Hoje, dia 13 de Maio de 2006, no mesmo dia em que se celebram as aparições de Fátima em Portugal, iniciam-se as festividades budistas do Vesak. Por toda a Índia, bancos e lojas comerciais fecharam as suas portas para que se comemorasse Gotama, o Buda. Hoje, em Sarnath, perto de Varanasi (Benares), foi dia festivo.

Os Provadores de Vinagre


Os "provadores de vinagre" é uma imagem clássica da cultura chinesa. De clara inspiração daoísta (ou taoísta), reflecte igualmente o sincretismo religioso chinês. À esquerda encontram o meste Kung (ou Confúcio) que achou o vinagre azedo; no centro encontram Gotama, o Buda, que considerou o vinagre amargo; finalmente, do lado direito, encontram Lao Tzu que gostou do sabor e o achou doce. Para Confúcio, aquele vinagre estava mesmo a precisar de tratamento (leia-se "educação); para o meu querido Buda, o vinagre era tão amargo como a vida de todos os dias; finalmente, para Lao Tzu, a vida poderia ser boa se fosse vivida naturalmente (isto é, "sem agir", uma outra forma de dizer com "espontaneidade").

quinta-feira, 11 de maio de 2006

Sonhos


Cena do filme de John Boorman, Um Amor em África (Country of my Skull)

Dreams

Hold fast to dreams
For if dreams die
Life is like a broken-winged bird
That cannot fly.

Hold fast to dreams
For when dreams go
Life is a barren field
Frozen with snow.

Langston Hughes

segunda-feira, 8 de maio de 2006

Darfur


Este é um momento crucial para acabar com o genocídio em Darfur. Faça ouvir a sua voz em HOPE.

domingo, 7 de maio de 2006

Pato Coelho


Imagem baseada no célebre desenho de Joseph Jastrow (1900). Como facilmente se vê, tanto podemos estar em face de um coelho ou de um pato. E.H.Gombrich (Arte & Ilusão) e Wittgenstein (Investigações Filosóficas) ficaram fascinados e, com boas razões, por esta imagem tão simples. Afinal, como é possível que algo seja objectivamente duas coisas? O princípio de Heisenberg/Schrödinger aplicado ao desenho...e à vida.

Pôr do Sol


Clique na imagem
Fotografia do jovem australiano Peter, tirada como uma Canon 20D
e lente Tamron SP AF28-75mm F/2.8 XR Di

sábado, 6 de maio de 2006

Torii de Quioto - Kyoto


Clique na imagem
Fotografia de Paul Vlaar de 15 de Julho de 2004 (http://www.neep.net/photo/japan/show.php?8117)
Como expliquei uma vez, um Torii - literalmente um poleiro das aves - é um portão que delimita um espaço sagrado no seio da religião xintoísta.

sexta-feira, 5 de maio de 2006

Buda fractal


Esta imagem é do domínio público e foi retirada do novo serviço de fotografias da excelente Wikipedia.

quarta-feira, 3 de maio de 2006

segunda-feira, 1 de maio de 2006

O Fiel Jardineiro


Já há muito tempo que não via um filme tão bom. O "Fiel Jardineiro" (The Constant Gardener, 2005) baseia-se num romance de John Le Carré e foi realizado pelo brasileiro Fernando Meirelles. Tudo é perfeito neste filme, a começar pela realização/montagem que traduz cinematograficamente o estilo literário do grande escritor inglês. É um filme que não deixa ninguém indiferente... a um ponto tal que já existe The Constant Gardener Trust.