sábado, 31 de maio de 2008
sexta-feira, 30 de maio de 2008
quinta-feira, 29 de maio de 2008
Bayreuth/2
Clique nas imagens para aumentar as suas dimensões.
Wahnfried (literalmente, "paz" da "ilusão"), a casa de Wagner em Bayreuth, hoje um museu. O que mais me impressionou foi a qualidade da biblioteca wagneriana (se não estou em erro, conhecida como a biblioteca de Dresden), assim como o espaço enorme dedicado às crianças.
quarta-feira, 28 de maio de 2008
terça-feira, 27 de maio de 2008
segunda-feira, 26 de maio de 2008
Nuremberga #9
Clique nas imagens para aumentar as suas dimensões.
Museu de Arte Contemporânea de Nürnberg (Nuremberga): obras de Joseph Beuys, Thomas Demand e Toshikatsu Endo.
Etiquetas:
Alemanha,
Beuys,
escultura,
fotografia,
museus,
Nuremberga,
Nürnberg,
Thomas Demand,
Toshikatsu Endo
sábado, 24 de maio de 2008
Como é possível?
Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.
Apesar de trágico, é impossível não sorrir ao ver tamanha loucura colectiva!
sexta-feira, 23 de maio de 2008
quinta-feira, 22 de maio de 2008
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Para ver o(s) trailer(s) do último filme de Indiana Jones, clique AQUI (e não na imagem).
Como será este novo filme de Indiana Jones? Transformar-se-á novamente no ícone de uma geração, como foi o caso nos anos 80 (os três filmes anteriores foram produzidos respectivamente em 81, 84 e 89)? Goste-se ou não do estilo, para mim é evidente que o símbolo do Indiana Jones faz parte do imaginário contemporâneo ocidental, tal como as aventuras do Tintim (Tintin), as dos Cinco (Famous Five) ou, até mesmo, as canções do Beatles. São símbolos inocentes e puros que fazem bem à alma.
quarta-feira, 21 de maio de 2008
Exposição de Pintura
terça-feira, 20 de maio de 2008
Bayreuth/1
Clique nas imagens para aumentar as suas dimensões.
Ir a Nürnberg (Nuremberga) e não ir a Bayreuth é como ir a Roma e não ver o Papa. Bem, Bayreuth dista 60km de Nürnberg, mas fazem-se bem em auto-estrada. Fotografias do Festspielhaus (agora em grande actividade com a aproximação da habitual data de abertura do Festival, 25 de Junho) e da Alameda Siegfried-Wagner (com uma perspectiva inversa à habitual). Todo o edifício central está rodeado de um belo jardim, parecendo-me evidente o propósito de tornar aquele local um santuário não só da música de Wagner, mas também da Natureza.
Etiquetas:
Alemanha,
Bayreuth,
Nuremberga,
Nürnberg,
Wagner
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Nuremberga/8
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
A Bela Fonte (der Schöne Brunnen) é um dos ex-líbris da cidade de Nürnberg (Nuremberga). Foi construída no século XIV e encontra-se mesmo junto ao mercado da cidade. Tem a forma de uma pequena igreja gótica e nela estão representados filósofos, artistas, profetas e Moisés. Segundo a superstição local, rodar o anel desta construção dá sorte.
domingo, 18 de maio de 2008
Nuremberga/7
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Escultura em Nürnberg (Nuremberga) que retrata uma das principais alegorias da Renascença: a Nave dos Loucos (Stultifera Navis). Tudo indica que as gravuras da obra de Sebastian Brant sobre esse tema (Das Narrenschiff de 1494) tenham sido feitas por Albrecht Dürer. A obra de Brant retrata o conjunto de vícios conducentes à loucura e cujo destino só poderia ser a ilha mítica da Narragónia. Como mostrou Michel Foucault, a alegoria poderia ser perspectivada de duas formas: ou como a loucura a que o sábio teria de estar atento ou como uma ilustração do que se pretende excluir socialmente. Como também salientou Foucault, a "nave dos loucos" foi mais do que um tema alegórico; colocar todos os "loucos" num barco e lançá-los ao mar foi uma forma comum de lidar com os problemas mentais.
Duas representações pictóricas da Nave dos Loucos. Uma de Hieronymus Bosch e uma outra do livro de Sebastian Brant (neste caso sobre a loucura dos pretensos sábios).
Clique na imagem para aumentar as duas dimensões
Etiquetas:
Albrecht Dürer,
Bosch,
Foucault,
loucura,
Nave dos Loucos,
Nuremberga,
Nürnberg,
Sebastian Brant
sábado, 17 de maio de 2008
Nuremberga/6
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Casa museu de Albrecht Dürer em Nürnberg, onde ele viveu e trabalhou.
Duas obras emblemáticas deste grande pintor, a Melancolia e a Lebre:
Clique nas imagens para aumentar as suas dimensões
Etiquetas:
Albrecht Dürer,
Alemanha,
Nuremberga,
Nürnberg
sexta-feira, 16 de maio de 2008
Nuremberga/5
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Nestes próximos dias vou colocar as fotografias tiradas na minha última viagem à Alemanha. Começo por um dos locais mais belos e emblemáticos de Nürnberg (Nuremberga): o Hospital do Espírito Santo (edifício do lado esquerdo da fotografia). Fica situado no rio que atravessa a parte antiga da cidade, o rio Pegnitz. Este Hospital foi fundado por volta de 1330 e hoje é um lar para pessoas idosas. Podem não acreditar mas este local é mesmo o centro da cidade.
P.S. aproveito esta mensagem para esclarecer que as primeiras três imagens de Nürnberg foram mesmo tiradas da janela do quarto do Hotel em que estava.
quinta-feira, 15 de maio de 2008
Finalmente...
Mais do que um símbolo
Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.
Todas as cidades têm os seus símbolos. Mas Nuremberga (ou Nürnberg) é ela mesmo um símbolo do melhor e do pior que a humanidade realizou. Hoje o símbolo da cidade é o pequenino Flocke, o urso polar que se passeia num dos mais belos zoos da Europa (um verdadeiro Tiergarten). Mas como tudo o que é inocente e puro, torna-se mais do que um símbolo e redimi-nos a todos...
terça-feira, 13 de maio de 2008
segunda-feira, 12 de maio de 2008
domingo, 11 de maio de 2008
domingo, 4 de maio de 2008
De partida!
sábado, 3 de maio de 2008
Há um ano...
"(Sobre os pais) disse-se de tudo: que mataram a criança e conseguiram ver-se livres do corpo, que a miúda morreu por acidente mas que trataram, ainda assim, de o esconder das autoridades, que tiveram cúmplices ou simplesmente que a venderam. No rocambolesco carrossel de hipóteses, se bem reparou, raras vezes se avançou a ideia de que a menina possa ter sido, de facto, raptada. E é aqui que, desculpar-me-ão, começa a minha confusão. Porque não pode ter acontecido aquilo que os pais repetem até à exaustão? Não sou ninguém para garantir que eles não mentem em todo o processo, mas penso ser elementar colocar essa hipótese, sobretudo quando o tempo jogou a favor desta teoria."
Rodrigo Guedes de Carvalho
A única coisa certa que se sabe ao fim de um ano... que Madeleine McCann desapareceu do apartamento em que passava férias com os pais e irmãos.
quinta-feira, 1 de maio de 2008
A Invasão
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
O filme "A Invasão" (Invasion of the Body Snatchers, 2007), realizado por Oliver Hirchbiegel (o mesmo realizador alemão de Untergang, A Queda), poderia ter sido um clássico de ficção científica. Infelizmente um final desastroso - até parecia que estavam todos desejosos de terminar o filme... - desbaratou esta obra cinematográfica. E, assim, apenas ficam na memória a interpretação de Nicole Kidman e a montagem soberba. De qualquer modo, se gosta do género não perca este remake de um filme de Abel Ferrara, Body Snatchers.
Etiquetas:
Abel Ferrara,
cinema,
ficção científica,
Hirchbiegel,
Nicole Kidman
Subscrever:
Mensagens (Atom)