terça-feira, 30 de setembro de 2008
Kirchner
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Este quadro de Kirchner tem o mesmo titulo do de Otto Dix, atrás referido (Auto-retrato como Soldado; Selbstbildnis als Soldat) e foi realizado em 1915. A guerra entrava subitamente pela pintura adentro.
Etiquetas:
expressionismo,
Kirchner,
pintura,
Primeira Guerra
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Otto Dix
Otto Dix foi um dos principais nomes da escola de pintura alemã pós-expressionista, também conhecida como Nova Objectividade (Neue Sachlichkeit). O quadro que apresento agora é um dos múltiplos auto-retratos do pintor, neste caso como soldado da Primeira Guerra Mundial. Chama-se "Auto-retrato como soldado" (Selbstbildnis als Soldat, 1914) e encontra-se actualmente na Galeria Municipal de Estugarda (Sttugart). Para mais informações sobre a obra deste pintor, nada melhor do que visitar a Otto Dix Haus.
Etiquetas:
expressionismo,
Neue Sachlichkeit,
Otto Dix,
pintura,
pós-expressionismo
domingo, 28 de setembro de 2008
O Primeiro Computador Português
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Quando hoje se fala tanto do Magalhães e do primeiro computador português, talvez seja bom lembrar que essa honra vai para a empresa Timex de Portugal, Lda, sediada na Costa da Caparica, que, a partir de 1983, produzia cerca de 10.000 máquinas por dia!!! Foi, aliás, assim que comprei no Natal de 1984 o primeiro "portátil" .) e me iniciei nos prazeres da informática. Ainda o guardo com muito carinho no meu sótão. Embora já não o use com grande frequência, ele ainda funciona perfeitamente.
Características:
Zilog Z80A @ 3.50 MHz; RAM: 48 KB
Etiquetas:
computadores,
Portugal,
Spectrum,
tecnologia,
Timex
sábado, 27 de setembro de 2008
Delícias Turcas
Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.
Em dia mozartiano, nada melhor do que mostrar a dança turca da ópera O Rapto do Serralho, aqui na versão cinematográfica de Milos Forman no seu famoso filme dos anos 80, Amadeus.
Etiquetas:
cinema,
Milos Forman,
Mozart,
O Rapto do Serralho,
ópera
Mozart: M22
Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.
Mozart M22
1767: Die Schuldigkeit des Ersten Gebotes/ Köchel 35 (11 anos de idade)
1767: Apollo et Hyacinthus/ K38
1768: Bastien und Bastienne/ K50
1768: La finta semplice/ K51
1770: Mitridate, Re di Ponto/ K74a
1771: Ascanio in Alba/ K111
1771: Betulia liberata/ K118
1771: Il sogno di Scipione/ K126
1772: Lucio Silla/ K135
1775: La finta giardiniera/ K196
1775: Il re pastore/ K208
1780: Zaïde/ K344
1781: Idomeneo/ K366
1782: Die Entführung aus dem Serail/ K384
1783: L'Oca del Cairo/ K422
1783: Lo sposo deluso/ K430
1786: Der Schauspieldirektor/ K486
1786: Le nozze di Figaro/ K492
1787: Don Giovanni/ K527
1790: Così fan tutte/ K588
1791: Die Zauberflöte/ K620
1791: La clemenza di Tito/ K621 (35 anos de idade)
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Chapelaria
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Pintura de August Macke, realizada em 1914, pouco meses antes de ele morrer no conflito da Primeira Guerra Mundial (onde morreu também o seu amigo, igualmente pintor, Franz Marc). August Macke, como aliás Franz Marc, é um dos pintores preferidos do Expresso do Oriente: forma significante, beleza, simplicidade, cor e expressão. August Macke e Franz Marc pertenceram ambos ao Blaue Reiter (Cavaleiro Azul), o movimento de Munique coetâneo do Die Brücke (A Ponte) de Dresden. A pintura que apresento chama-se Hutladen (Loja de chapéus ou chapelaria) e tem várias versões. Esta, de 1914, é a que gosto mais.
Etiquetas:
August Macke,
Blaue Reiter,
Bruecke,
expressionismo,
Franz Marc,
pintura
quinta-feira, 25 de setembro de 2008
Kirchner
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Quadro de Ernst Ludwig Kirchner, o grande pintor expressionista alemão, que representa a modelo Marcella (Marzella), nome igualmente incontornável do movimento de Dresden, Die Bruecke. Um dos aspectos interessantes deste quadro de 1910 (Artistin (Marcella)), para lá de ser construído numa diagonal, é a capacidade do pintor em retratar o movimento de ocultação da jovem ao nosso olhar.
domingo, 21 de setembro de 2008
sábado, 20 de setembro de 2008
As Cores da Noite
Inicia-se amanhã (21 de Setembro) no MoMA (Museum of Modern Art of New York) uma exposição dedicada ao tema "Van Gogh e as Cores da Noite". Se for a Nova Iorque até ao dia 5 de Janeiro poderá ver este evento artístico dedicada à forma como Van Gogh pintou a noite com a luz.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
quinta-feira, 18 de setembro de 2008
Talkative cats (with translation)
Talkative cats (with translation)
via fidus interpres by Fabio M. Said on 9/17/08
"One might call this "catty translation".
See for yourself (and notice the video descriptions on YouTube)!
Two cats having a chat:
Translation of what they say:"
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Cores
segunda-feira, 15 de setembro de 2008
Ópera Mágica
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
É ainda hoje objecto de aceso debate no seio dos círculos mozartianos saber qual das obras de Mozart é a mais perfeita. Naturalmente os juízos variam em função do gosto pessoal. As Bodas de Fígaro, Don Giovanni, o Requiem e recentemente Così Fan Tutte costumam dividir as apreciações. Mas a Flauta Mágica é habitualmente consignada, mesmo pelos não-mozartianos, como uma das obras mais perfeitas do espírito humano. Apenas rivaliza com ela, a Paixão segundo São Mateus de Bach, a Nona Sinfonia de Beethoven, o Tristão e Isolda de Wagner e o Sacre du Printemps de Stravinsky.
São obras de algum modo "desumanas", no sentido positivo do termo, ao roçarem os limites das faculdades do homem. Sublimes, para o dizer numa só palavra.
Compreende-se, assim, que a versão da Flauta Mágica, apresentada no Festival de Salzburgo de 2006 (o ano da celebração dos 250 anos do nascimento de Mozart), tenha sido produzida com um cuidado extremo. Tudo foi pensado ao milímetro, de tal modo que a encenação de Pierre Audi pode-se descrever como excelente.
Podem aqui ouvir a mais célebre ária desta obra de Mozart, Der Hölle Rache, a vingança infernal da Rainha da Noite, interpretada pela soprano Diana Damrau.
Etiquetas:
Bach,
Beethoven,
Diana Damrau,
Flauta Mágica,
Katharina Wagner,
Mozart,
música,
ópera,
Stravinsky
domingo, 14 de setembro de 2008
Mozart!
Se tiver dificuldade em ouvir, clique AQUI.
Sempre tive curiosidade de ouvir as primeiras composições musicais de Mozart, mas só agora, graças à Internet, o consegui.
A primeira composição - conhecida como Minuete K1 - foi composta por um jovem Mozart de 5 anos... as outras (K2, 3, 4 e 5) quando tinha 6!!!
sábado, 13 de setembro de 2008
Space
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia da NASA de NGC 2074 (feixe de estrelas da galáxia Grande Nuvem de Magalhães (LMC)).
Quando morrer gostaria que a minha alma voasse por aqui para sempre. Sonhos...
Star Cluster NGC 2074 in the Large Magellanic Cloud
Etiquetas:
astronomia,
fotografia,
galáxias,
LMC,
NGC 2074
sexta-feira, 12 de setembro de 2008
Canção da Lua
Canção da Lua é um das árias mais belas da música clássica. Faz parte da ópera do compositor checo Dvorak intitulada Rusalka. Este termo, "Rusalka", denomina na mitologia eslava os espíritos femininos dos lugares, como lagos e rios. São, deste modo, ninfas da natureza, apresentando muitas vezes a forma de sereias. A interpretação deste tema musical é feita por Anna Netrebko.
quinta-feira, 11 de setembro de 2008
made in japan
made in japan
"Para quê outros mundos se temos o Japão?"
via Da Pluralidade dos Mundos by Pedro on 9/10/08
"Para quê outros mundos se temos o Japão?"
quarta-feira, 10 de setembro de 2008
Anna Netrebko - a nova Cinderela
Já aqui tinha referido o nome de Anna Netrebko, a cantora lírica que está na boca do mundo tal o seu êxito artístico.
Ainda recentemente a vi no papel de Susanna da ópera de Mozart, As Bodas de Fígaro, na versão de 2006 de Salzburg (uma das celebrações dos 250 anos do nascimento do compositor em 1756).
Aqui a podem ver na entrevista que ela deu ao programa "60 minutos" da CBS.
terça-feira, 9 de setembro de 2008
A comédia da interpretação indirecta
A comédia da interpretação indireta
via fidus interpres by Fabio M. Said on 9/9/08
"A interpretação indireta (relay interpreting) já inspirou muita comédia, enfatizando principalmente os erros de tradução na passagem de um idioma para o outro. Quem acompanhou meu outro blog já viu um exemplo da interpretação indireta no seriado "I Love Lucy" (clique aqui para ver ou rever). Desta vez, ela foi usada no seriado "Frasier", misturando inglês, espanhol e alemão (além de uma pitada quase imperceptível de francês)":
(Se não conseguir ver o vídeo acima, clique aqui)
Ficção Científica
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Agora já pode votar no seu filme de ficção científica preferido... mesmo que não seja fã do género, vai ver que nos 40 filmes indicados encontra algum que gostou muito.
Etiquetas:
cinema,
Expresso do Oriente,
ficção científica
segunda-feira, 8 de setembro de 2008
Son nom est personne...
Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
O júri do Expresso do Oriente votou e decidiu atribuir o primeiro prémio de poesia a Fernando Pessoa com 30% de votos; o segundo lugar foi para o poeta americano, naturalizado inglês, T.S. Eliot, com 25% de votos; em terceiro lugar encontramos ex aequo o poeta alemão Rainer Maria Rilke e o dramaturgo/poeta inglês William Shakespeare. Ambos obtiveram 23% dos votos dos nossos leitores.
Amanhã iniciaremos uma nova votação, dedicada aos melhores filmes de ficção científica. Ainda pensei fazer uma lista dos melhores filmes de sempre, mas foi fácil concluir que a lista de possibilidade seria quase infinita. E, assim, iremos votando por géneros, para depois escolhermos o melhor filme a partir dos primeiros lugares de cada um dos conjuntos cinematográficos.
Etiquetas:
Expresso do Oriente,
Fernando Pessoa,
poesia,
Rilke,
Shakespeare,
T.S.Eliot
domingo, 7 de setembro de 2008
Que o vento seja gentil...
E assim regresso de férias ao som de Mozart...
Podem escutar/ver aqui uma das mais belas árias de Mozart, da ópera Così Fan Tutte: "Soave sia il vento".
A produção dos Hermanns no Festival de Salzburg de 2006 é de uma rara beleza.
Subscrever:
Mensagens (Atom)