sábado, 24 de julho de 2004

Panem et circenses - inquietações

Citações de um texto de Artur de Aguirre y Mendes, Presidente da ANIMAL:

"Pedro Santana Lopes é inquestionavelmente o pior e mais perigoso inimigo dos animais em Portugal. Se esta afirmação parece muito forte e porventura irrazoável, veja-se:

1. Enquanto Secretário de Estado da Cultura do Governo do Prof. Cavaco Silva, Pedro Santana Lopes tentou permitir e introduzir (contra o que a lei estabelecia) a Sorte de Varas nas corridas de touros em Portugal. O que é a Sorte de Varas? Semelhante à Tenta de Touros (que ultimamente se tem tentado introduzir em Portugal), a Sorte de Varas é das mais cruéis práticas tauromáquicas, pertencendo à pior tradição da tauromaquia espanhola, sendo de uma violência tal, que, justamente por esta razão, passou a ser uma prática proibida em Portugal nos anos 20. Consiste em picar o animal, sangrando-o, com uma extensa vara com um ferro comprido, que é empunhada pelo picador, que, de cima de um cavalo, espeta e pressiona a vara contra o dorso do touro durante longos minutos, causando-lhe perdas de sangue a jorros, quebra de força e elevadas febres. É um acto extremamente doloroso para os touros e muito perigoso para os cavalos, que, expostos, ficam muitas vezes gravemente feridos, chegando por vezes a morrer.

2. Em Portugal, a morte dos touros na arena foi proibida em 1928 por ser então considerado um espectáculo "bárbaro e impróprio de nações civilizadas", segundo o texto de introdução à lei de 1928. Hoje em dia, se exceptuarmos Barrancos (...)  a morte dos touros não costuma acontecer. No entanto, o “herói” Pedrito de Portugal, famoso matador de touros que quase não encontra trabalho em Espanha (é uma realidade!), decidiu um dia, sob extrema excitação, pegar numa espada e matar um touro em Portugal! A pressão foi grande, pois, além deste ser um acto ilegal, a maioria dos Portugueses não gosta de touradas e menos ainda de touradas de morte, e, provavelmente, também não gosta de “heróis” que desprezam a lei e matam um animal inocente numa alegada excitação momentânea. O cadáver seguiu o seu percurso e o “herói” Pedrito foi a tribunal. No rol de testemunhas com o objectivo de "safar" o amigo Pedrito, quem estaria em primeiro lugar?... É verdade: Pedro Santana Lopes... Que, aliás, voltou a estar também na primeira fila do público na corrida de touros onde o mesmo Pedrito ameaçou matar novamente o touro, depois de ter sido condenado pelo Tribunal da Moita a pagar 20.000 contos de multa. Nessa situação, como havia muito dinheiro em causa, Pedrito de Portugal decidiu não matar o touro, embora tivesse antes dito que o faria. E isto aconteceu com o declarado apoio e solidariedade de Pedro Santana Lopes.

3. Qual é a actividade de lazer em Portugal na qual se matam mais de 100.000 animais por ano? É o Tiro aos Pombos! Nos últimos oito anos, a ANIMAL moveu dezenas de processos judiciais contra esta prática, tendo conseguido muitas vitórias que impediram a realização de várias provas de tiro aos pombos por todo o país. E quem temos encontrado sempre (!) a liderar a persistente defesa do tiro aos pombos? Quem temos encontrado sempre nos tribunais, a insultar-nos e a avançar com diversos processos contra o nosso advogado (que é, aliás, brilhante)? Henrique Chaves, advogado da Federação Portuguesa de Tiro com Armas de Caça e de todos os Clubes de Tiro do país, principal defensor jurídico e político do tiro aos pombos, primeiro subscritor da legalização das touradas de morte em Barrancos, que, não por acaso, é o braço direito de Pedro Santana Lopes, tendo sido até aqui um destacado deputado do PSD da ala “Santanista” no Parlamento, tendo agora sido recompensado pelo amigo Santana Lopes, sendo nomeado Ministro-Adjunto do Primeiro-Ministro do actual governo.

Este advogado, num processo onde foi recentemente derrotado, disse bem alto à juíza do processo, em plena sessão de julgamento, que “ainda ia ser Ministro da Justiça e que aí tratava de resolver isto tudo!”. "Isto tudo" significa manter a prática de tiro aos pombos, legalizando-a, por forma a permitir a morte de mais de 100.000 pombos indefesos, que, simbolicamente, e segundo o que sei, são os animais que tradicionalmente representam a paz... Hoje podemos anunciar que este senhor tem um lugar de destaque e forte influência no governo do qual é ministro. Para além do visceral ódio que ele tem assumido directamente contra os defensores dos animais, estamos à espera – e sempre preparados – para enfrentar os prometidos ataques directos a nós, membros da Direcção da ANIMAL.  (...)
  
4. De resto, quem quer (e já está a tratar disso) instalar um hipódromo para as nada tradicionais corridas a cavalo com apostas no principal pulmão de Lisboa, Monsanto? Se antes planeava fazê-lo utilizando para isso os poderes que tinha enquanto Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Santana Lopes, agora, como Primeiro-Ministro, estará em melhores condições de realizar este seu escandaloso projecto, quando deveria deixar tanto os cavalos como as árvores de Monsanto em paz...

Serão necessários mais exemplos? Será de crer que não vão tentar legalizar o tiro aos pombos, sendo que alguns dos seus principais promotores são ministros, com o directo, activo e alto patrocínio do Primeiro Ministro?  Eu acho que a consciência de Pedro Santana Lopes deve ser um autêntico pesadelo. Só que não a ouvirá, certamente... Tal como quero sempre acreditar que o mesmo poderá ser dito das pessoas que prejudicaram brutalmente a humanidade. Definitivamente, Pedro Santana Lopes representa muito do que a mim mais me repugna, e que gostaria que os meus filhos não conhecessem sequer."
22/07/04

Sem comentários: