sábado, 29 de dezembro de 2007

Carros a 1700 euros


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
A companhia indiana de automóveis TATA vai lançar no mercado um veículo por 1700 euros. Será o automóvel mais barato do mundo!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Surface


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Pode não ter a qualidade do Dr.House, mas não perco nenhum episódio desta série. Tem, no entanto, um problema... não me estou a referir à tradução sui generis do título original Surface por Águas Profundas, mas, sim, ao facto desta série afinal não ser série. A NBC decidiu cancelá-la e assim ficamos todos a interrogarmo-nos sobre o destino de Nim ou Nimmy (de Nimrod) & Co. Deve ter sido a espécie animal que se extinguiu mais rapidamente neste planeta!

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Pisa


Fotografia de ozzieblr.

Cores




Fotografias do jornal Expresso.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Angela Merkel


No Deutsche Welle de hoje: "O cantor e compositor irlandês Bob Geldof elogiou a presidência alemã do G8 (grupo das sete nações mais industrializadas do mundo mais a Rússia). Geldof é conhecido pelo seu empenhamento em favor da África. 'Não há nenhuma dúvida de que a Alemanha, sob a liderança da chanceler federal Angela Merkel, salvou centenas de milhares, talvez até milhões de vidas humanas', afirmou o cantor em entrevista ao jornal Bild. Geldof justificou sua afirmação dizendo que o governo alemão aumentou os recursos destinados a projectos de ajuda ao desenvolvimento na África em 2007, além de organizar, em Berlim, uma conferência de doadores para o combate à sida, à tuberculose e à malária que reuniu quase 10 biliões de dólares.
A Alemanha ocupa a presidência do G8 até o final deste ano. No próximo ano, o grupo de países será liderado pelo Japão."

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Feliz Natal


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia do jornal Expresso.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Boas Festas



Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia de amy.r

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Sem palavras


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.

sábado, 15 de dezembro de 2007

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O melhor sítio


Numa primeira impressão, até pode pensar que está perante uma imagem apocalíptica. Mas analise a fotografia com alguma atenção...
Aqui está a solução islandesa para os problemas do frio...
Segundo o Human Development Report 2007/2008 das Nações Unidas, este é o melhor país para viver no mundo. Com efeito, a Islândia foi considerada o local de eleição para se ter uma vida boa. Portugal até nem está muito mal classificado: vigésimo nono. Mas atrás, por exemplo, da Eslovénia e de Chipre, já para não falar da chamada "Europa dos 15" (da qual julgo que também fazemos parte nominalmente).

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

O Primeiro Impressionista

Relembrando Camille Pissarro, pintor francês, filho de um judeu português natural de Bragança.




A minha relação com a pintura tem por vezes alguns traços estranhos. Sucede-me passar completamente ao lado de uma obra - como foi o caso da pintura de Pissarro - para depois ficar siderado e em êxtase com ela. Por que razão estas alterações tão bruscas de gosto? Não sei responder...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

The Greatest Game Ever Played



Filme de 2005 que retrata um dos maiores eventos desportivos de sempre. Um jovem americano de 20 anos, de nome Francis Ouimet, consegue vencer o US Open de 1913, apesar de ser amador e de estar a jogar com os melhores golfistas da época, entre eles o lendário, Harry Vardon. Como sempre nos jogos de golfe, o caddie tem um papel crucial. Não terá a subtileza filosófica de Bagger Vance (The Legend of Bagger Vance, 2000), mas Eddie não deixa de ser um mestre. Um filme a ver, sobretudo para quem gosta de golfe. O papel de Francis Ouimet é interpretado pela nova estrela de Hollywood, Shia LaBeouf.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Morreu Stockhausen

Morreu na passada quarta-feira o compositor alemão Karlheinz Stockhausen.
Relembre a obra deste músico através da seguinte entrevista:

As Filhas do Botânico


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Filme de rara beleza e sensibilidade. Uma pedrada no charco contra a homofobia.
Realizado por Sijie Dai, o mesmo realizador de Balzac e a pequena costureira.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Dinossauro mumificado



Notícia fabulosa da SIC online. Mas não conte com nenhum Parque Jurássico...

"Animal encontrado nos Estados Unidos tem partes do corpo com a pele intacta.
Um adolescente do Dakota do Norte, nos Estados Unidos, encontrou um Hadrossauro parcialmente mumificado. O corpo deste dinossauro pode corresponder ao achado mais completo de sempre.
Os restos do dinossauro ainda possuem pele com estrias, na superfície, e, possivelmente, tecido mole.
De acordo com os especialistas, a probabilidade de encontrar um dinossauro assim é de uma num milhão.
Parte do corpo está intacta, o que pode servir para provar que os cientistas estavam errados: o Hadrossauro poderia correr mais rápido e seria mais musculado do que se pensava.
A criatura está fossilizada - com a pele e os ossos em pedra -, mas ao contrário da maior parte dos fósseis de dinossauro preservou os tecidos.
Isso inclui uma grande parte da pele no animal que mostra claramente a marcação de escamas.
"A sensação não é de pele real. Trata-se de uma pele fossilizada", garante um dos especialistas responsáveis pela análise do dinossauro.
O cientista diz ainda que "quando se passa a mão pela pele deste dinossauro, é o mais perto que se chegará de tocar num dinossauro de verdade".
A descoberta
Depois de vários meses de investigação, o corpo do animal foi retirado praticamente intacto e só a cauda saiu num bloco separado.
No total foi retirada quase meia tonelada de materiais do solo.
Durante as investigações foi utilizado um aparelho de tomografia gigante, desenvolvido pela Boeing e pela NASA, para digitalizar o fóssil a três dimensões.
O Hadrossauro
Era um animal herbívoro, bípede e que viveu há 67 milhões de anos, durante o período Cretáceo.
Este dinossauro media cerca de 12 metros e pesava 3,5 toneladas."

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Letónia


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia de Blumberks na Webshots.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Liberdade


O blogue A Linha de Cabotagem agraciou-me com um prémio que muito me honra. Embora goste de escrever livremente, o que mais me motiva é pensar esse enigma tão estranho associado ao sentimento de nos sentirmos livres. Porque mais que olhemos em volta não há nada que nos prepare para essa experiência. De duas uma: ou o materialismo é falso ou o nosso sentimento de liberdade é ilusão. Quero crer que este sentimento é bem verdadeiro... ou como nos diz este pensador da liberdade:
"Se alguém tentar expressar em palavras a diferença entre a experiência de percepcionar e a experiência de agir é que, na percepção, se tem esta sensação: 'Isto está a acontecer-me' e, na acção, a sensação, é a seguinte: 'faço isto acontecer'. Mas a sensação de que 'faço isto acontecer' traz consigo a sensação de que 'poderia fazer alguma coisa mais'. No comportamento normal, cada coisa que fazemos suscita a convicção válida ou inválida de que poderíamos fazer alguma coisa mais, aqui e agora, isto é, permanecendo idênticas todas as outras condições. Eis, permito-me afirmar, a fonte da inabalável convicção na nossa vontade livre."
John Searle
Obrigado Helena! E o prémio vai agora para cinco blogues - por ordem alfabética - que respiram liberdade e que cultivam a arte da escrita:
Cão com Pulgas, Ilha que nunca existiu, Jóia de Família, Kitschnet e Púrpura Rosa.