domingo, 2 de dezembro de 2007

Liberdade


O blogue A Linha de Cabotagem agraciou-me com um prémio que muito me honra. Embora goste de escrever livremente, o que mais me motiva é pensar esse enigma tão estranho associado ao sentimento de nos sentirmos livres. Porque mais que olhemos em volta não há nada que nos prepare para essa experiência. De duas uma: ou o materialismo é falso ou o nosso sentimento de liberdade é ilusão. Quero crer que este sentimento é bem verdadeiro... ou como nos diz este pensador da liberdade:
"Se alguém tentar expressar em palavras a diferença entre a experiência de percepcionar e a experiência de agir é que, na percepção, se tem esta sensação: 'Isto está a acontecer-me' e, na acção, a sensação, é a seguinte: 'faço isto acontecer'. Mas a sensação de que 'faço isto acontecer' traz consigo a sensação de que 'poderia fazer alguma coisa mais'. No comportamento normal, cada coisa que fazemos suscita a convicção válida ou inválida de que poderíamos fazer alguma coisa mais, aqui e agora, isto é, permanecendo idênticas todas as outras condições. Eis, permito-me afirmar, a fonte da inabalável convicção na nossa vontade livre."
John Searle
Obrigado Helena! E o prémio vai agora para cinco blogues - por ordem alfabética - que respiram liberdade e que cultivam a arte da escrita:
Cão com Pulgas, Ilha que nunca existiu, Jóia de Família, Kitschnet e Púrpura Rosa.

4 comentários:

botinhas disse...

Acho um escândalo eu nunca ganhar um prémio destes!!!

hfm disse...

Gostei muito de ler o texto, aqui sempre se respirou liberdade.

Pedro Aniceto disse...

A gerência do "Reflexões de um cão com pulgas" vem por este meio agradecer (tarde e a más horas mas não fica sem ser feito) agradecer a amabilidade demonstrada com a nomeação. Abraço e bons textos.

Marta Rema disse...

UAU!!! eu quero dar o mesmo prémio dez vezes a este blog!!! obrigada!!!