quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Férias!!!

Amanhã, se tudo correr bem, lá vamos nós apanhar o Starlight Express que irá em velocidade warp para férias!!!
Podem ter uma ideia da velocidade ambicionada visionando este vídeo:

Se tiver dificuldade em ver ou ouvir, clique AQUI
Se quiser relembrar o espectáculo do Starlight Express, mas numa nova versão, clique antes AQUI

Regressamos a 7 de Setembro!

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A deusa


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões... não se arrependerá.
Dione, a deusa, a brilhante, a luminosa, a mãe de Afrodite. Neste caso, uma das luas do planeta Saturno. Fotografia da NASA - uma das melhores fotografias astronómicas que eu conheço. Tirada a 11 de Outubro de 2005 durante a viagem de Cassini.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Beleza



Se não conseguir ver ou ouvir, clique AQUI.

Debussy, Rêverie. Apenas se lamenta o facto do som estar muito baixo. Uma obra de juventude do compositor fancês.

Serenidade



Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI

Meredith Monk. Como ela se define: "I work in between the cracks, where the voice starts dancing, where the body starts singing, where theater becomes cinema."

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Entrevista a Leonardo DiCaprio



Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.

Entrevista a Leonardo DiCaprio sobre o filme Diamante de Sangue (Blood Diamond). Brevemente vai ser estreado o filme 11th Hour, um documenttário escrito pelo actor sobre os actuais problemas ambientais.

domingo, 12 de agosto de 2007

Diamante de Sangue


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.

O facto dos objectos mais valiosos do mundo serem minerais é bem sintomático do pouco valor que damos à vida. Um colar de diamantes é inegavelmente um objecto muito belo. Mas pergunto-me quem de nós distinguiria um colar genuíno de uma imitação bem feita, mas barata. O tráfico de diamantes, assim como do marfim, tem sido responsável por grande parte do sangue que corre em África e que tem alimentado as cíclicas guerras civis que vão destruindo as novas nações africanas. Este filme é uma denúncia implacável e perturbadora desta situação. Desta e doutras situações como, por exemplo, a existência de centanas de milhares de "crianças-soldado" cuja infância é trocada por uma Kalashnikov ao ombro.
Leonardo DiCaprio tem neste filme (Blood Diamond) o papel da sua vida, ao interpretar um mercenário e traficante de diamantes rodesiano (Zimbawe) que descobre a sua dignidade pessoal no final da vida. Djimon Hounsou também está excelente no papel de um pescador africano a quem tudo é roubado. Filme a não perder, mas que nos faz perguntar muitas vezes que sentido tem viver num mundo assim. O final do filme, tão criticado por ser hollywoodesco, mostra-nos, no entanto, que tem todo o sentido.
Podem aqui ver o "trailer":



Se tiver dificuldade em ver ou ouvir, clique AQUI.

sábado, 11 de agosto de 2007

Spirou


Apesar de terem vivido na sombra de Tintin, as aventuras de Spirou em conjunto com os seus amigos Fantasio, Marsupilami (de Marsupial+ami) e Spip ainda me enchem a alma de alegria. É com saudade que recordo as suas histórias imaginadas por Franquin, um dos génios da BD franco-belga. Contrariamente a Tintin, Spirou teve múltiplos autores e desenhadores na medida em que pertence a uma editora (Dupuis) e não a um autor. Mas foi na época de André Franquin (entre os anos de 1946 e 1968) que Spirou atingiu a sua idade de ouro. A revista Spirou ainda é hoje publicada semanalmente apesar de ter nascido nos anos 30!!!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Mont-Saint-Michel


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões... não se arrependerá!

Monte Saint-Michel à noite. Para ver mais fotografias desta "maravilha do mundo" clique na etiqueta de Mont-Saint-Michel.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Paz



Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.

Spiegel im Spiegel de Arvo Pärt

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Fontana


Lucio Fontana

Perpetuum mobile



Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.
Kurtág é um compositor romeno-húngaro - é o que dá nascer na Transilvânia... -, um dos grandes nomes da música contemporânea. Ele é fiel discípulo do músico húngaro Ligeti (o outro compositor, além dos dois Strauss, de 2001 Odisseia No Espaço). Ambos se inserem na linha musical criada por Bela Bartok na Húngria.

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Foto do dia


Fotografia de Toni Frissell (1907-1988), datada de 1947, Weeki Wachee (Florida)

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

"Thank God for Bobby"


Foi com estas palavras que John Kennedy, o antigo Presidente norte-americano, caracterizou o papel crucial do seu irmão, Robert Kennedy, no conflito sobre os mísseis em Cuba, ao ter evitado uma terceira guerra mundial. Com efeito, se não fosse a acção de Bobby e alguma humildade de Khruschev (que lhe custou o cargo) provavelmente nem eu nem o leitor estaríamos aqui na blogosfera. Mas a acção de Robert Kennedy não se restringiu apenas a este facto histórico. Ele foi um político brilhante que soube dar voz aos mais humildes, àqueles que eram discriminados por causa da cor da pele, àqueles que lutavam pela paz. Antecipou como ninguém os problemas ecológicos que a humanidade hoje enfrenta, numa época em que a ecologia ainda dava os seus primeiros passos. E o que é que tornava Bobby Kennedy diferente de outros políticos (mesmo do seu irmão, JFK)? Uma enorme integridade ética e política, mas não só... Bobby lutava por ideais éticos em que acreditava e nunca se coabiu de os dizer. Robert Kennedy foi alvejado mortalmente na madrugada do dia 6 de Junho de 1968 no Hotel Ambassador (Los Angeles) por um palestiniano que o acusava de ter apoiado Israel na Guerra dos Seis Dias. A história das últimas horas de Robert Kennedy é recriada no filme de Emilio Estevez, Bobby de 2006, recentemente editado em DVD. O título desta película pode ser um pouco enganador pois a história centra-se não tanto em Bobby, mas em todos aqueles que viveram este drama no Hotel Ambassador. A narrativa é, no entanto, ciclicamente entrecruzada com momentos em que vemos o verdadeiro Robert Kennedy lutando pelos seus ideais. E, deste modo, este filme torna-se numa bela homenagem a Bobby ao mesmo tempo que vislumbramos o mundo em que ele viveu.

domingo, 5 de agosto de 2007

Pinturas da Natureza


A editora Assírio & Alvim publicou recentemente uma antologia de ensaios de Alexander von Humboldt, traduzida e organizada por Gabriela Fragoso. Alexander von Humboldt (1769-1859) era um autêntico "príncipe renascentista" do Romantismo alemão. Cientista, naturalista, viajante, entre tantas outras actividades, deixava Goethe impressiondo pela profundidade e diversidade dos seus conhecimentos. Irmão do filósofo e linguista Wilhelm von Humboldt, Alexander tornou-se um autor muito popular quando publicou a obra Cosmos (Kosmos) na qual defende uma visão holística do mundo em que vivemos.

sábado, 4 de agosto de 2007

Philip Glass



Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.

Philip Glass em sua casa praticando The Hours. É um tema musical notável utilizado no filme com o mesmo nome. Como é sabido, The Hours é uma reinterpretação de Michael Cunningham do romance de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway e que foi, por sua vez, recriado cinematograficamente por Stephen Daldry em 2002.

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Loreena McKennitt@Évora



Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.

A cantora canadiana Loreena McKennitt é infelizmente pouco conhecida em Portugal (julgo...). E, no entanto, ela conhece-nos muito bem. Neste tema, para lá da referência a Évora, é evidente a influência da música tradicional portuguesa.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O que é a pintura?


Atsuko Tanaka, sem título, 1964

Durante este mês e até 17 de Setembro realiza-se uma exposição no MoMA (Museum of Modern Art de Nova Iorque) dedicado ao tema bem filosófico de pensar o que é a pintura.

Uma outra pintura presente nesta exposição:


John Baldessari, What is Painting, 1966-68

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Loreena McKennitt@Alhambra



Se tiver dificuldades em ver ou ouvir, clique AQUI.