sexta-feira, 16 de setembro de 2005

A Sagração de Angelin Preljocaj


Angelin Preljocaj é um coreógrafo francês de origem albanesa. Dele se deve uma das últimas coreografias da Sagração da Primavera de Stravinsky. O resultado global é fabuloso, mas alguns pormenores são de gosto muito duvidoso. A título de exemplo, as dançarinas tiram lentamente as calcinhas ao sabor dos primeiros acordes do Sacre. É um facto que Stravinsky e Nijinsky escandalizaram meio mundo com a apresentação deste ballet. Mas o choque era essencialmente artístico... neste caso, choca-se a audiência com elementos que, a meu ver, são extrínsecos à arte. Nesta questão, reconheço, joga-se muito do debate actual sobre a natureza da obra de arte.
Angelin Preljocac já esteve em Portugal para apresentar as Noces, também de Stravinsky. A imagem que publicamos reproduz uma cena dessa coreografia.

1 comentário:

Anónimo disse...

eu axei muito interessante vc dizer que conseguiu esse video por favor não tem como vc me mandar um e-mail dizendo se não tem como fazer uma cópia e eu comprar ou ver onde posso adiquirir douglasteatro@hotmail.com eu ficaria muito grato