domingo, 5 de novembro de 2006

As Estações da Vida (4)



Estávamos no princípio dos anos 80, talvez no Natal de 82... Lembro-me de ir a casa de uns familiares e ver o primeiro computador pessoal: o ZX Spectrum. Uma caixa preta, pequenina, com imensas teclas coloridas e cheia de estranhos sinais. Já tinha visto computadores no Laboratório de Engenharia Nuclear, mas a diferença era da noite para o dia. Estes últimos eram máquinas gigantescas que funcionavam com estranhos cartões perfurados. Mas agora com o ZX Spectrum já se podia ter um pequeno computador pessoal em casa. Era um encanto; uma só tecla permitia fazer imensas coisas. Parecia que se estava a desvendar alguma mensagem codificada para se obter um tesouro oculto. Se quiser experimentar um Spectrum nada melhor do que um emulador. O melhor para mim é aquele que corre no Mac e se chama ZXSP, não tanto pelas opções, mas pela fidelidade com que consegue reproduzir o Speccy (como ele era carinhosamente conhecido). Para o Windows o Spectaculator também não é mau.

4 comentários:

botinhas disse...

Ainda funciona o seu ZX Spectrum? ;)

Anónimo disse...

A tecnologia galgou estas últimas décadas...interessante pensar o que virá nos próximos 20 a 30 anos.

hfm disse...

Que saudades do meu Spectrum

Bhixma disse...

Claro que funciona....:-) O meu Spectrum +48, o ZX 16 (ainda mais antigo), o Spectrum +2 (com um leitor áudio), o Spectrum +3 (com um disk drive), o Timex 2048,+Timex 2068 (a versão luso-americaa do Spectrum) e até o seu rival (C64) estão em óptima forma aqui em casa. Acho que vou montar um museu...