sexta-feira, 22 de dezembro de 2006

Metafísicas


Um dia fui convidado para jantar no Porto de Santa Maria, ali para o Guincho, e foi um evento: para lá do maravilhoso prato vegetariano que o restaurante foi obrigado a fazer (e que pela cornucópia de cores fez crescer a água na boca a todos os presentes...), os meus anfitriões perguntaram-me o que estava a ensinar: neste momento, respondi-lhes, estou a ensinar metafísica (tópicos de metafísica). Silêncio embaraçoso, como se eu me dedicasse a qualquer mântica exótica... Mas como nos diz Markus Gabriel no seu último livro (Der Mensch im Mythos (O Homem no Mito), Berlim/Nova Iorque, Walter de Gruyter, 2006), a metafísica é saber ver "o mundo como mundo". Acredito que, por vezes, não seja fácil, pois o mais fácil é esquecermo-nos nele por causa dos milhões de problemas que temos. Só que quando vemos o "mundo como mundo" sentimo-nos livres e tudo se torna mais belo e interessante.
Parabéns Markus! A Amazon já te leva aos ombros...

4 comentários:

Anónimo disse...

Porto de Santa Maria.... prato vegetariano.... Porto de Santa Maria..... prato vegetariano.... Há aqui qq coisa que não soa bem... :\

ps. o facto de estar a salivar é por estar a pensar na dourada ao sal ou na açorda de gambas?

Bhixma disse...

pois não soa... :) foi por isso que disse que o restaurante "foi obrigado" a fazer um prato vegetariano. Como tem fama de ser um excelente restaurante, o cozinheiro não se fez rogado a fazer um prato, inédito naquele local, de uma beleza rara.

p.s. podes não acreditar, mas, por pudor, é melhor não descrever as sensações gustativas que tenho quando penso nos pratos que descreves (e afins). É apenas uma questão de hábitos alimentares... mas continuo a gostar de estar à mesa com as pessoas que são "meat eaters"

Anónimo disse...

Um dia destes levo-o ao Café de S.Bento e eu quero ver se o padrinho se contenta só com o arroz e o esparegado! ;)

Bhixma disse...

O convite é aceite com todo o gosto. Se o restaurante me confeccionar um arroz Basmati muito branco acompanhado de um saboroso esparregado bem verde, mais uma salada colorida com frutos deliciosos, vamos ver quem é que não cobiça o meu prato!!!!