terça-feira, 18 de março de 2008

O telejornal alemão

O "Jornal Nacional" alemão
via Vivendo e Traduzindo de Fabio M. Said

Tagesschau"A Alemanha também tem um "Jornal Nacional". Trata-se do Tagesschau, programa exibido desde 26 de dezembro de 1952 no canal público ARD. Existem diferentes edições do programa no decorrer do dia, mas a edição mais vista é sem dúvida a que é exibida às 20:00h, à qual assiste praticamente a Alemanha inteira, como o Jornal Nacional aqui no Brasil. Porém, diferente do Jornal Nacional, o Tagesschau dura apenas 15 minutos e não tem intervalo para comerciais. Graças a isso, as matérias vão direto ao ponto, sem enrolação.

TagesschauAlém disso, os apresentadores não usam teleprompter - o que para os brasileiros poder parecer um retrocesso tecnológico, mas o público alemão não gostaria de mudar nada nesse programa de mais de 50 anos.

Outra característica é que os apresentadores, repórteres de rua e correspondentes nunca "gritam", nem se exasperam ao ler a notícia (não tem soluço diante de notícia triste, não tem sorriso diante de notícia alegre) - bem diferente do Jornal Nacional brasileiro. No máximo, um meio-sorriso calculado (foto ao lado) antes de anunciar a previsão do tempo, que é um assunto mais leve do que as notícias mais comuns.

TagesschauMas engana-se quem pensa que tudo é perfeitamente calculado e perfeitamente exibido no Tagesschau: é muito divertido ficar esperando algum erro dos apresentadores, que afinal, são humanos (!) Ontem, por exemplo, o apresentador falou "bom dia" em vez de "boa noite" - e nem pediu desculpas... Veja ao lado uma imagem desse mico no exato momento em que ele aconteceu.

Vejo o programa quase todos os dias, mesmo quando não estou na Alemanha. Isso porque a ARD disponibiliza as diversas edições diárias do Tagesschau para ver e baixar na internet. Se você quiser conferir esse serviço para treinar seu alemão ou ficar em dias com o que acontece na Alemanha, basta clicar aqui e visitar a página do Tagesschau".

Sem comentários: