"Até à década de 40, a maior parte da obra para percussão de Cage destinava-se ao acompanhamento de coreografias. A invenção do piano preparado surge a partir de um convite feito pela bailarina Silvia Fort a John Cage para a realização de uma peça para uma das suas coreografias: Bachanal.
Bachanal pretendia recriar o espírito da dança africana e, consequentemente, os instrumentos de percussão seriam os mais indicados para o efeito. Devido às pequenas dimensões da sala onde iria ser realizado o espectáculo, Cage ficou impossibilitado de escrever para vários instrumentos de percussão como desejava, só dispondo de um piano. Inspirado na peça para piano The Banshee de Henry Cowell, (que em vez de utilizar o teclado, percutia e beliscava as cordas no interior do piano) Cage decidiu transformar o timbre do instrumento inserindo vários objectos entre as cordas. Qualquer tipo de objecto poderia fazer parte da lista de preparação; pequenos pedaços de borracha ou de pele alteravam a altura, o timbre e a afinação do piano, transformando-o numa pequena orquestra de percussão."
Sem comentários:
Enviar um comentário