sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Vale a pena ler

Vale a pena ler
via De Rerum Natura de Desidério Murcho em 29/02/08

Título: Escritos sobre uma Vida Ética
Autor: Peter Singer
Tradução de Pedro Galvão, Maria Teresa Castanheira e Diogo Fernandes
Edição: Dom Quixote, 2008, 359 pp.

"Peter Singer apresenta neste livro uma recolha de artigos, capítulos de livros e uma entrevista, que visam esclarecer o leitor que só conhece o pensamento de Singer superficialmente. Publicado na sequência da imensa polémica que se seguiu à sua contratação pela Universidade de Princeton, este livro aborda os principais temas de reflexão de Singer: a eutanásia, a obrigação de ajudar os mais pobres, o sofrimento dos animais e o vegetarianismo ético. Sempre servido por uma escrita clara, organizada e fluente, este livro permite conhecer melhor o pensamento do autor sem ter de ler os seus diversos livros e artigos que constituem já uma pequena biblioteca de ética aplicada."

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Quer aprender uma língua esquisita?

Quer aprender uma língua esquisita?
via Vivendo e Traduzindo de Fabio Said em 28/02/08

"Se você gosta de aprender línguas esquisitas (não, não estou falando de alemão, russo, grego, árabe etc., mas de uma língua realmente esquisita), chegou a hora de conhecer KhoeKhoegowab.

KhoeKhoegowab é a mais falada entre as línguas africanas do grupo Khoisan e pertence à família das línguas Khoe. É falada na Namíbia, Botswana e África do Sul pelos Namaqua, Damara e Haillom, além de grupos étnicos menores tais como os #Khomani. O que torna essa língua muito esquisita (pelo menos para quem fala idiomas europeus) é o fato de ela ter sons que não são sons de vogais nem consoantes, mas simples "estalos" da língua - e com nuanças complexas!

O vídeo abaixo é a primeira aula de um curso de KhoeKhoegowab, ministrada em inglês por dois jovens professores da Namíbia. Nele você vai aprender a dizer "Vamos sair para dançar!" em KhoeKhoegowab - é assim:

/khim !nu #hab //ga"



(Se você não conseguir ver o vídeo acima, clique aqui.)


----------------------------------------------
Visite o blog, deixe seu comentário!
http://Vivendo-e-Traduzindo.blogspot.com


Blogger del Dia


Recebi este prémio do excelente Art&manha que muito me honra. O meu obrigado! E agora o prémio vai para os seguintes blogues (listados por ordem alfabética): Folhas Perdidas, Púrpura Rosa, Traços e Cores, Van Dog, Vivendo e Traduzindo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O amor de Anne



Fotografia revelada recentemente de Peter Schiff, o jovem por quem Anne Frank se apaixonou. Palavras de Anne no seu célebre Diário: "Esqueci-me que ainda não contei a história do meu verdadeiro amor.... Ele tinha cabelos escuros, olhos castanhos lindos, bochechas rosadas e um nariz encantadoramente pontiagudo. Eu era louca pelo sorriso dele, que lhe dava um ar infantil e maroto."
Anne Frank morreu no campo de concentração de Bergen Belsen e Peter Schiff no de Auschwitz.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Sublime


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões (vale a pena!)

Fotografia de j_esper, publicada na Webshots. A imagem retrata uma escalada a Denali no Alasca (Alaska). Este tipo de fotografias ilustra bem a razão pela qual o alpinismo pode ser fascinante para tantas pessoas. Existe mesmo uma filosofia "budista-alpinista" que foi consagrada pelo grande poeta e filósofo norte-americano, Gary Snyder.

Os Peixes e a Matemática


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Um dos peixes mais estranhos que habita no belo Oceanário de Lisboa. Será que ele é um bom matemático? Ao que parece basta-lhe ser peixe...
O jornal Guardian noticia algo que vários etólogos - cf. Marc Hauser, Wild Minds - defendiam: saber contar é uma propriedade comum a todas espécies animais.

Scientists find fish that can count
via guardian.co.uk home | guardian.co.uk de James Randerson em 25/02/08

Science & environment: Numerical ability on par with monkeys, dolphins and children aged between six and 12 months

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Arvo Pärt



O meu quarto post sobre músicos contemporâneos é dedicado a um compositor que dispensa apresentação: Arvo Pärt. Afinal o tema Spiegel im Spiegel foi sempre o tema musical deste blogue (clique na etiqueta). Mas, se mesmo assim, quiser saber mais sobre este compositor estoniano, residente na Alemanha, clique no nome dele... Melhor ainda, pode escutar, já a seguir, o tema musical "Fratres":

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Na cama






Escultura "In Bed" (2005) de Ron Mueck. Escultor australiano conhecido pelo seu hiper-realismo artístico.

sábado, 23 de fevereiro de 2008

I'm inspired by Mahatma Gandhi, says Obama




I'm inspired by Mahatma Gandhi, says Obama
via Expressindia em 23/02/08

Barack Obama has a portrait of Mahatma Gandhi in his office to remind him that ordinary people can do extraordinary things.

Memória elefantina: o homem que não esquece nada

ou o novo Funes, o Memorioso
Memory man: This guy never forgets
via CNN.com em 22/02/08

Read full story for latest details.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Ponto e vírgula

Vida longa ao ponto-e-vírgula!
via Vivendo e Traduzindo de Fabio Said em 22/02/08

Ponto-e-vírgulaDepois que o The New York Times noticiou a revalorização do ponto-e-vírgula e o The Guardian também, começaram a pipocar na internet diversas manifestações sobre o uso desse sinal de pontuação tão esquecido e tão mal usado, em inglês como em português.

Para saber sobre o uso do ponto-e-vírgula (semicolon) em inglês, clique aqui, aqui ou aqui; em português, o uso do ponto-e-vírgula pode ser conferido aqui, aqui ou aqui.

Nos Estados Unidos, tem gente que inventou a Sociedade de Valorização do Ponto-e-vírgula, que inclusive tem umas camisetas bem bonitas para divulgar a causa, como a que ilustra este post.

(Via Dictionary Evangelist)


----------------------------------------------
Visite o blog, deixe seu comentário!
http://Vivendo-e-Traduzindo.blogspot.com



 
 

Cuidado com os astros...



¿Los astrólogos mataron al filósofo?via ELPAIS.com - Última Hora de EFE <elpais@elpais.com> em 22/02/08

Pico della Mirandola, filósofo italiano do Renascimento, cuja morte, ao que tudo indica, foi mesmo (literalmente) escrita nas estrelas...

Genética: Diversidade humana diminui com afastamento de África





Lisboa, 22 Fev (Lusa) - A diversidade genética humana diminui com o afastamento de África, segundo um estudo de investigadores norte-americanos divulgado na edição desta semana da revista Nature.


The group publishing in Nature looked at 29 different populations; the group publishing in Science examined 51. Both analyzed variations in single letters of DNA, called single nucleotide polymorphisms (SNPs), at hundreds of thousands of sites within the human genome. The group publishing in Nature also examined another source of genetic diversity — so-called 'copy number variants', which involve rearrangements within longer stretches of DNA.
“It’s like looking back at the earth with a telescope a thousand times more powerful than what you had before.”
Their analyses provide more evidence to support existing ideas, including the concepts that populations lost genetic variation as they migrated farther from Africa 


A notícia não é propriamente nova. Apenas confirma o que já se sabia: a humanidade tem a sua origem em África e todos nós não somos mais do que faces de uma mesma Eva africana.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Lives in a dream



Eleanor rigby picks up the rice in the church where a wedding has been
Lives in a dream
Waits at the window, wearing the face that she keeps in a jar by the door
Who is it for?

All the lonely people
Where do they all come from ?
All the lonely people
Where do they all belong ?

Father mckenzie writing the words of a sermon that no one will hear
No one comes near.
Look at him working. darning his socks in the night when there's nobody there
What does he care?

All the lonely people
Where do they all come from?
All the lonely people
Where do they all belong?

Eleanor rigby died in the church and was buried along with her name
Nobody came
Father mckenzie wiping the dirt from his hands as he walks from the grave
No one was saved

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Livros


"Der moderne Buchdruck" ("A moderna impressão de livros") - escultura berlinense de 2006, situada na zona de Unter der Linden, que celebra Joahnnes Gutenberg o criador da imprensa e do primeiro Bestseller, a Bíblia. Como é evidente, a selecção dos autores traduz sempre o gosto literário vigente e, deste modo, simboliza as preocupações de uma época (e, neste caso, de um país). De cima para baixo: Günther Grass, Hannah Arendt, Heinrich Heine, Lutero, Kant, Anna Seghers, Hegel, Irmãos Grimm, Marx, Heinrich Böll, Schiller, Lessing, Hermann Hesse, Theodor Fontane, Thomas Mann, Brecht e Goethe. Como diz George Steiner, o maravilhoso de um bom livro é que perdurará para lá de todos os objectos, por mais resistentes que nos pareçam, ou, como diz Mallarmé, o sentido deste mundo tem um nome e chama-se "livro" (qualquer que seja a sua forma).

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Triste...


Maired Costigan, jovem filósofa australiana, especialista na área da justiça, que morreu numa queda de 20m por causa de efeitos secundários de comprimidos para dormir.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

O Zero e o Infinito

A nossa dimensão
via De Rerum Natura de Desidério Murcho em 17/02/08

"Na sequência do vídeo aqui divulgado sobre a escala cósmica, a Bárbara Ferreira, amiga e leitora atenta, enviou-me fundamentalmente a mesma informação, mas em imagens estáticas. Num certo sentido, até é mais impressionante:



Para quem não sabe inglês, "Earth" é a nossa querida Terra, aqui bem destacada relativamente a outros planetas do sistema solar (Plutão deixou entretanto de ser classificado como planeta). Agora veja-se a dimensão relativa da Terra, comparando com outros planetas do nosso sistema solar:



Agora a nossa querida Terra é um mero berlinde. Mas o maior dos planetas do nosso sistema solar, Júpiter, parece um berlinde ao pé do nosso Sol, e a Terra fica com a dimensão de um pequeno ponto:



O Sol pode parecer gigantesco, mas ao pé de outros sóis, de outras estrelas, é apenas um candelabro de província:



Mas até a estrela imensa que põe o nosso Sol a um canto é posta a um canto por outras estrelas:



Um leitor ficou inquieto com a razão de ser desta minha chamada de atenção para a nossa dimensão. Mas não é preciso outra justificação além desta: é verdade.

Outra questão é saber que tipo de consequências se podem tirar daqui. Uma consequência que não se pode tirar daqui, como Thomas Nagel argumentou definitivamente em 1971 no artigo "O Absurdo", é a ideia de que a nossa vida perde importância ou sentido por causa disso. Isto porque se a nossa vida não faz sentido à dimensão que temos, não se entende por que razão faria mais sentido se fôssemos tão grandes que ao esticar os pés batêssemos nas fronteiras do universo.

Contudo, o mais importante desta escala é, repito, uma coisa simples: é verdade. Nenhuma mundividência, nenhuma perspectiva sobre a vida humana, a felicidade e o futuro, sobre o sentido e realização espiritual pode estar certa se não tiver em conta esta verdade simples. E quem me deu a noção desta verdade simples foi um homem que já morreu. Chamava-se Carl Sagan e devo-lhe o universo." Desidério Murcho

Expiação




Este filme é o exemplo da perfeição artística a começar pela história, baseada, aliás, num romance de Ian McEwan. Em vez do slogan publicitário do trailer do filme que nos diz, "separados pela guerra, unidos pelo amor", tudo se poderia resumir numa única frase: separados e unidos pela ficção.
Se ainda não viu o filme, pode ver aqui a apresentação do mesmo:

E ainda tem voz...

Nazi-era singer returns to stage
A 104-year-old Dutch cabaret singer who once performed for the Nazis gives a concert for the first time in decades.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

De terceiro grau...

Esperas... via Van Dog Blog de Van Dog em 16/02/08

Vénus do século XVI já não vai ser censurada

Artes: Publicidade com Vénus nua vai afinal poder ser afixada no Metro de Londres
via Visão.pt Lusa Últimas de © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. em 16/02/08

Londres, 16 Fev (Lusa) - Uma Vénus nua pintada no século XVI que aparece na publicidade a uma exposição vai afinal poder ser mostrada no metro de Londres, indicaram hoje responsáveis pelos transportes londrinos, voltando atrás na sua decisão polémica de interditar a imagem.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Tem mesmo a certeza que não é um peixe?

The Missing Link
YOUR INNER FISH A Journey into the 3.5-Billion-Year History Of the Human Body By Neil Shubin

Van Dog


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.

Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Van Dog é uma criação fabulosa do ilustrador português A. Pilar. Sou um fã deste cartoon sobre a vida atribulada de um cão adorável. E ainda por cima este cão fareja este blogue...

Happy Ballantine's!

Happy Ballantine's! via Reflexões de um cão com pulgas... by Pedro Aniceto on 2/14/08

Só no Japão...

Japan to launch origami planes into outer space
via NewsOnJapan.com de Times Online em 07/02/08

In a bold bid to take the traditional art of origami beyond the Final Frontier, Japan is planning to release a huge squadron of paper aeroplanes in outer space. (Times Online)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Ainda dizem que o desporto faz bem à saúde...


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia de Chris Detrick. Terceiro lugar no prémio de fotografia de imprensa nos Estados Unidos.

São Valentim


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Cartoon de A.Pilar com o adorável Van Dog.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Preto no Branco


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia de Deanna515.


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia de Peter Bowers.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Big Bang


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.

Encontrei este interessante diagrama dos eventos físicos da teoria do "Big Bang" (uma expressão curiosamente inventada pelo principal crítico deste modelo, o físico inglês Fred Hoyle, defensor de um modelo alternativo designado por "steady state"; neste último modelo o Universo não tem propriamente um começo, sendo a matéria criada a partir do nada; Hoyle é igualmente crítico do modelo darwinista da evolução da vida e um defensor do argumento teleológico - também conhecido por argumento do desígnio - da existência de Deus). No modelo, actualmente triunfante, do "Big Bang" os primeiros átomos de matérias só foram criados 300.000 anos após o evento que pôs em movimento o universo em que vivemos.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Nunca é demasiado tarde...



Hora de ponta na estação central de Estocolmo.
Fotografia de Mindless Afternoon.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Love


Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.
Fotografia de huluyue na Webshots.