sábado, 23 de abril de 2005

Eu Sou Aquele que Sou

“Os israelitas chamavam a Iavé [YHVH/Yahweh] «O Deus dos nossos pais», embora tudo indique que Iavé deve ter sido uma divindade muito diferente de El, o Alto Deus de Canaã adorado pelos patriarcas. Ele pode ter sido o deus de outros povos antes de se tornar o Deus de Israel. Em todas as suas primeiras aparições a Moisés, Iavé insiste reiteradamente que é de facto o Deus de Abraão, apesar de ter sido primeiramente chamado de El Shaddai. Esta insistência pode preservar os ecos distantes de um antiquíssimo debate sobre a identidade do Deus de Moisés. Tem-se sugerido que Iavé era originalmente um deus guerreiro, um deus dos vulcões, um deus venerado em Midian [Madian], onde é hoje a Jordânia. Nunca saberemos onde é que os israelitas descobriram Iavé, se é que ele era de facto uma divindade inteiramente nova. Para nós, seria hoje uma questão importante, mas não foi tão crucial para os escritores bíblicos. Na antiguidade pagã, os deuses eram muitas vezes integrados uns nos outros, amalgamados, ou então os deuses de uma localidade eram aceites como idênticos aos de outro povo. A única coisa de que podemos ter a certeza é que, independentemente da sua proveniência, os acontecimentos do Êxodo fizeram definitivamente de Iavé [YHVH] o Deus de Israel, e que Moisés foi capaz de convencer os israelitas de que esse deus era um e o mesmo que El, o Deus amado por Abraão, Isaac e Jacob.
A chamada «Teoria Midianita» – de que Iavé era originalmente deus do povo de Midian –está hoje em geral desacreditada, mas foi no Midian que Moisés teve a sua primeira visão de Iavé. Lembremo-nos de que Moisés foi obrigado a fugir do Egipto por matar um egípcio que estava a maltratar um escravo israelita. Refugiou-se no Midian, ali casou, e foi quando pastoreava o rebanho do sogro que teve uma estranha visão: uma sarça que ardia sem se consumir. Iavé chamou o pelo nome e Moisés exclamou: «Eis-me!» [hinneni], a resposta de todos os profetas de Israel quando encontravam Deus, que lhes exigia total atenção e lealdade: “Não te aproximes daqui; tira as sandálias dos pés porque o lugar em que estás é uma terra santa.” Disse mais: “Eu sou o Deus dos teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.” Então Moisés cobriu o rosto, porque temia olhar para Deus.” (Ex 3:5-6) Apesar da primeira asserção de que Iavé é de facto o Deus de Abraão, esta divindade é de um tipo nitidamente diferente daquele deus que se sentara com Abraão e partilhara com ele amigavelmente uma refeição. Este inspira terror e insiste em que se mantenham as distâncias. Quando Moisés lhe pergunta pelo nome e pelas credenciais, Iavé replicou com um jogo de palavras que [...] ocuparia os monoteístas durante séculos: em vez de revelar directamente o seu nome, respondeu: «Eu sou Aquele que sou» (Ehyeh asher ehyeh) (Ex 3:14). Que queria ele dizer? Decerto que não queria dizer que era auto-subsistente, como afirmarão mais tarde certos filósofos. Os hebreus não possuíam essa dimensão metafísica neste período e até a adquirirem haviam de passar-se perto de dois mil anos. Deus parece que quis dizer qualquer coisa mais directa. Ehyeh asher ehyeh é uma frase idiomática hebraica que expressa a intenção de se ser propositadamente vago. Quando a Bíblia usa frases como «foram aonde foram», quer dizer: «Não faço a menor ideia aonde foram». Portanto, quando Moisés lhe pergunta quem ele é, Deus responde de facto: «Não tens nada com isso!» ou «Mete-te na tua vida!». Não ia haver discussão sobre a natureza de Deus, nem qualquer tentativa de o manipularem, como faziam às vezes os pagãos ao recitarem os nomes dos seus deuses. Iavé é Aquele a Quem não se põem condições [the Unconditioned One]: Eu serei aquele serei. Será exactamente como entender e não dá garantias. Promete simplesmente que participará na história do seu povo. O mito do Êxodo mostrar-se-á decisivo: conseguiu criar esperanças no futuro, mesmo em circunstâncias impossíveis. [...] No final do texto do Êxodo, editado no século V aC, diz se que Deus fez uma aliança com Moisés no monte Sinai (acontecimento que, segundo se supõe teve lugar cerca de 1200). [...] A ideia de aliança diz-nos que os israelitas ainda não eram monoteístas, uma vez que ela só faz sentido numa situação de politeísmo. Os israelitas não acreditavam que Iavé, o Deus do Sinai, era o único Deus, mas prometeram, ao fazerem aliança, que ignorariam todas as outras divindades e só o adorariam a ele."

Karen Armstrong, A History of God. The 4000-year quest of Judaism, Christianity, and Islam, Nova Iorque, A.A. Knopf/Random House, 1993, pp.29-31; Uma História de Deus, Lisboa, Temas e Debates, 1998, pp.43 45.

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