sexta-feira, 24 de fevereiro de 2006

Elohim criando Adão


Elohim criando Adão é uma das obras mais notáveis de William Blake. Elohim é a designação solene e tradicional para Deus que encontramos na Tora escrita (o Pentateuco da Bíblia). Provavelmente tem a sua raiz na palavra El, o termo comum para "Deus" nos povos semitas. Na primeira versão da criação da Bíblia, Deus surge como "Elohim" e o ser humano é a sua última criação; na segunda versão da criação, Deus é designado por YHVH, geralmente soletrado por Yahweh/Javé. Nesta segunda versão (provavelmente a mais antiga), o homem (e não o ser humano) é a primeira criação divina de um ser vivo. A designação "El" está presente em muitos nomes hebraicos como é o caso, por exemplo, de IsraEL. Como podem ver pela imagem, Blake sintetizou as duas versões.

1 comentário:

Ponte da Luz disse...

Por um qualquer vínculo irracilonal,é o Expresso do Oriente o único blog que frequento assiduamente, talvez por, pela fortuna do acaso, ter sido o primeiro que visitei aleatóriamente.
O grau de blog-adictividade que mantenho é bastante baixo, pois consumir-me-ia momentos preciosos dedicados a outros ociosos assuntos.
Encontro aqui assuntos de indole intelectual que me deleitam :comentários a bailados que de todo desconheço, às séries de pintura clássica que me surpreendem (O mito de Perseu de Burn Jones é o melhor exemplo) o gosto ecuménico na procura dos mais altos valores, assim como comentários sóbrios acerca de assuntos do quotidiano.
E como me decidi, hoje a inteirar-me mais sobre William Blake, depois de ter sido despertado, mais uma vez, para sua obra, agora na 4ªfeira, com a transmissão de Manhunter(fotografia e planos de Michael Mann arrebatadores, banda sonora desconcertante!) no Hollywood.
Que surpresa verificar as cordiais conectividades, e que o E.O. nos brindava com uma série de posts sobre o tema!
Cumprimentos, bem-haja.