quinta-feira, 12 de julho de 2007

Bayreuth aproxima-se...


Katharina Wagner, a bisneta do compositor, vai ter a sua prova de fogo no próximo dia 25 de Julho, o dia da inauguração da nova edição do Festival de Bayreuth. Com efeito, o Festival vai abrir com uma nova produção dos "Mestres Cantores" (Die Meistersinger von Nürnberg) da responsabilidade de Katharina.
Quem vai estar bem atenta a esta nova encenação é Nike Wagner - igualmente bisneta de Wagner e filha de Wieland Wagner.

Nike Wagner é muito crítica da actual gestão de Bayreuth e nunca escondeu o desejo de revitalizar o Festival. O seu pai foi um dos génios da família Wagner, criador das mais belas encenações das obras wagnerianas. Veja-se, a título de exemplo, a pureza e a beleza das imagens seguintes:

No caso de se sentir perdido no meio de tantos Wagners, nada melhor do que consultar a árvore genealógica desta família que marcou para o bem e para o mal muito da história da Alemanha.

Clique na imagem para aumentar as suas dimensões.

5 comentários:

Marta Rema disse...

eu lembro-me dos posts sobre este festival (no ano passado? é todos os anos?) e que desejo de lá estar!! sobre os wagners: mesmo com a árvore... :-)

Bhixma disse...

Se a memória não me falha, este festival musical existe em Bayreuth desde 1876; com algumas interrupções esporádicas é um festival que se inicia anualmente a 25 de Julho. As primeiras apresentações - nomeadamente nos dois ou três primeiros dias - são sempre as mais entusiasmantes porque novas visões artísticas das obras de Wganer são apresentadas ao público. Vamos ver como corre a produção da Katharina, ela que ainda ainda não tem 30 anos... Já agora, Wagner é referenciado - na árvore genealógica que apresento - como Wilhelm Richard Wagner. Torna assim mais fácil a consulta.
Amanhã, se tudo correr bem, vais (vão) visitar virtualmente o auditório de Bayreuth...

Marta Rema disse...

Isso é que era!!!!!!!
:-)

Bhixma disse...

Vai ser preciso seguir um certo número de passos internéticos, mas depois pode-se "passear" na sala a partir do palco. Amanhã colocarei os dados.

hfm disse...

Estaria lá se fosse possível. Assim, ando entre Lisboa e Ericeira.